Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Onda de Suicídio de Adolescentes alarma autoridades!

Add to iGoogle

Onda de suicídios de adolescentes alarma autoridades em Mumbai.

Mais de 100 mil pessoas cometem suicídio todos os anos na Índia, e três pessoas por dia tiram suas próprias vidas em Mumbai.

Inexplicavelmente, os suicídios de adolescentes se tornaram quase uma ocorrência diária no Estado de Maharashtra – um dos mais desenvolvidos do país – e em sua capital, Mumbai.

O total de suicídios de adolescentes desde o começo do ano até o dia 26 de janeiro já era de 32, numa média de mais de um por dia.
Há um entendimento geral entre psicólogos e professores de que a principal razão para o alto número de mortes de adolescentes é a crescente pressão sobre as crianças para que se saiam bem nos exames escolares.
Em Mumbai, as autoridades estão tão alarmadas com o tamanho do problema que começaram uma campanha, com o slogan “A Vida é Bela”, visando ajudar os estudantes a lidar com a pressão acadêmica.
A escola vem promovendo reuniões de pais e mestres nas quais os pais podem receber dicas de como combater as pressões que as crianças enfrentam.
Apesar disso, as sessões não preveniram a morte de Shushant Patil, de 12 anos. Ele foi encontrado enforcado num banheiro da escola no dia 5 de janeiro.
Uma teoria por trás do recente aumento dos suicídios é a influência do lançamento recente de um filme de grande sucesso do cinema indiano, 3 Idiots (Três Idiotas), que tem uma cena na qual um estudante de engenharia é mostrado cometendo suicídio após um resultado medíocre nas provas.
Mas a psicóloga Rhea Timbekar, de Mumbai, argumenta que seria errado culpar o filme, o qual ela diz que se esforça para explicar que os pais não deveriam pôr muita pressão sobre seus filhos.
Timbekar diz que ela recentemente encontrou uma criança que não havia comido por quatro dias.
Os pais da criança disseram que estavam bravos com o filho porque ele tinha obtido apenas uma nota de 89% nos exames e era o terceiro aluno da classe, não mais o primeiro como nos anos anteriores.
“Pais assim precisam receber aconselhamento”, defende ela.
Timbekar diz que outra explicação para o alto índice de suicídios de adolescentes é o fato de muitas crianças lerem sobre histórias de suicídios nos jornais e decidirem tentar a mesma coisa elas mesmas.
Comentário:
A notícia acima é preocupante e ao mesmo tempo previsível e de fácil entendimento, uma vez que a instituição familiar tem sido destruída e seus valores degradados e desprezados. O que leva o ser humano ao suicídio é exatamente a ausência de Deus na estrutura familiar e na sua vida particular.
O que vemos hoje, são famílias dispersas, ausentes, preocupadas com a vida financeira, presas aos problemas e aos seus sentimentos.
Os Pais a cada dia têm mais dificuldades de demonstrar amor e carinho aos seus filhos, estes mesmos Pais encontram no trabalho e nos afazeres diários uma excelente desculpa para não tratar e amar com zêlo os seus próprios filhos.
Olhar no olho do seu filho lhe trará a tona uma grande parcela de sentimentos e segredos que até então você não conhece. E por falar em conhecer, não pense que você conhece ou sabe tudo sobre o seu filho!; Nenhum pai ou mãe conhece realmente o seu próprio filho.
Lembre-se: Você não está lhe dando com alguém que você conhece. Seu filho desde a concepção, passa por uma metamorfose, e constrói aos poucos uma personalidade e valores que podem ser iguais aos seus, ou completamente diferentes!.
E aqui vai um detalhe importante: A sua personalidade de Pai e Mãe já é formada e conhecida pelo seu filho desde quando ainda estava no seu ventre. Ele aprendeu a conhecer segredos, desejos, medos e principalmente as suas limitações. Mas esse pequeno ser que sabe tanto a seu respeito não adquiriu ainda maturidade suficiente para entender a sua ausência, o seu abandono, o seu distanciamento, ainda que os seus motivos sejam nitidamente justificáveis.
Portanto lembre-se! Você não conhece seu filho, pois ele ainda está em formação e sendo assim ainda é incompleto e totalmente dependente dos seus cuidados. Quando os Pais não cuidam, a TV, os amigos, a vida, o mundo e o diabo, se encarregam de moldar e completar aquilo que os Pais não foram capazes de concluir. O resultado do seu abandono pode ser visto em manchetes e estatísticas de jornais sobre pedofilia, massacre, suicídio, estupro, violência, assaltos, roubos, drogas e etc...
Amem seus filhos, zelem por suas famílias!. O Diabo tem tocado nas crianças nos últimos anos, com requintes de crueldade.
Leia: Deuteronômio 11:1-25
Faça o que está escrito em Provérbios 22:6
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.




Conheça meu canal de vídeos no YOUTUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e indicar o Apocalipse Now.